SP faz parceria com Bela Gil por merendas vegetarianas nas escolas municipais
As escolas devem não só preparar as crianças para o vestibular ou o mercado de trabalho, mas também para a vida – uma vida boa e saudável. Um dos grandes desfavores históricos que a escola sempre cometeu em todo o mundo foi o péssimo cardápio das merendas oferecidas, que não só faziam mal à saúde do aluno, como ao desenvolvimento dos hábitos alimentares que as crianças levam para o resto da vida.
Para corrigir tal péssimo exemplo, a Rede Municipal de Ensino de São Paulo lançou o projeto Cardápio Escolar Sustentável, que visa valorizar a alimentação escolar, diversificando as opções à base de vegetais no cardápio oferecido pela Rede Municipal de Ensino da cidade.
O projeto é uma parceria da secretaria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), e junto aos culinaristas da SVB convidou a chef e nutricionista Bela Gil para desenvolverem novas receitas para as escolas do município, além de uma série de oficinas. Os novos pratos estão sendo progressivamente incluídos desde o início do mês de fevereiro de 2019, a fim de afirmar também o potencial educativo e sustentável da iniciativa.
Cerca de 2,2 milhões de refeições são servidas diariamente para 1 milhão de bebês, crianças e jovens nas 3,2 mil escolas municipais de São Paulo.
O cardápio irá incluir proteínas vegetais, como parte do compromisso em reduzir o consumo de proteínas animais estabelecido pela ONU não só para nossa saúde como também para o futuro do próprio planeta. O programa também irá se valer de outras leis que incentivam a agricultura familiar e as produções locais e orgânicas para melhorar ainda mais o cardápio da criançada – e assim, ajudar a prepara-los para um futuro melhor em todos os sentidos.
Baixe aqui o livro de receitas do projeto.
_____________________________________________________________________________________
Mantenha-se informado também pela nossa Página do Facebook!